terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pilates para homens

meninos atrás do tanquinho




Sarado, sim, troglodita, não. O verão pede barriga definida e silhueta mais esguia. Com isso, machos em busca do 'corpo ideal' trocam a sala de musculação por aulas de pilates, ioga, ginástica localizada e outras modalidades mais procuradas por mulheres



Letícia Moreira/Folhapress







RAFAEL BALSEMÃO

DE SÃO PAULO



Alvos de olhares femininos como Cauã Reymond, Rodrigo Santoro e Cristiano Ronaldo estão na mira dos machos. É que eles têm o "corpo do momento".

Agora, o bom é ser sarado, porém, sem exageros. Às vésperas do verão, e em meio à louca busca da "forma ideal", homens passam a habitar um território que já foi quase exclusivo do mulherio.

Eles têm frequentado aulas que antes só faziam a cabeça delas, como pilates e ginástica localizada. Ganha força o treino funcional. São tempos de menos halteres, mais bolas e elásticos.

"Essa nova tendência dá força e trabalha com o conceito do bem-estar. É um corpo masculino mais saudável", afirma o médico Cláudio Silva, ex-presidente da Acad (Associação Brasileira de Academias).

"Não se pensa só no músculo, mas também no coração e nas articulações. Há preocupação com redução do percentual de gordura, o que se traduz em um corpo definido, não tão volumoso."



NADA DE GIGANTE

Está mesmo em baixa, no mundinho das academias, o "shape" megamusculoso, conquistado à base de malhação pesada, suplementos e, em alguns casos, anabolizantes (hormônios sintéticos que ajudam os músculos a crescer mais rápido). Até "pit-boys" ( como ficaram conhecidos os lutadores de jiu-jítsu) estão buscando um físico mais esguio.

Hoje, quando um homem chega na academia, raramente pede séries de hipertrofia (para crescimento excessivo da massa muscular), segundo Saturno de Souza, diretor técnico da rede de academias Bio Ritmo.

Souza prevê o fim do troglodita na sala de musculação. "Ficar gigante já está ultrapassado. Os homens buscam o perfil que está na passarela da moda, um visual mais andrógino."

A verdade é que nunca se cogitou homem marombado no mundo da moda, afirma Anderson Baumgartner, diretor da agência Way Model. "O músculo não pode marcar a roupa." Quando um jovem em começo de carreira lhe pede um conselho, Baumgartner o incentiva a malhar. Entretanto, deixa bem claro: é para ficar magro.



EXERCÍCIO "DE MULHER"

Esse corpo masculino da vez foi o destaque da edição de novembro da "Details", revista norte-americana queridinha entre gays e metrossexuais. A revista destaca que muitos homens estão "aprendendo a apreciar os exercícios de alongamento e tonificação que as mulheres vêm utilizando há anos para esculpir seus corpos".

Nessa pegada, o empresário Agnaldo Vecchi, 45, radicalizou. Há seis meses, abriu mão do levantamento de pesos e passou a manter a forma apenas com ioga e pilates -algo inconcebível para adeptos dos urros na hora de suportar aquela supercarga no supino.

"Estou muito satisfeito. Hoje tenho um abdômen mais rígido do que quando fazia musculação", diz.

Para obter o físico dos modelos de publicidade de cuecas, o pilates é a bola da vez.

Tomas Truzzi, 27, que trabalha no mercado financeiro, praticava musculação. Ficou muito repetitivo. Há três anos, inseriu pilates em sua programação de atividades físicas na Cia Athletica.

"Precisava mudar o estímulo e vi que o pilates era uma forma de manter uma boa postura. Mas a maior contribuição é o conhecimento do corpo", diz ele, que também ganhou flexibilidade. "Você consegue isolar o músculo melhor, o que ajuda a não "roubar" na hora de levantar peso."



FORÇA E RESISTÊNCIA

O instrutor norte-americano Tim Fleisher, da rede Pilates StudioFit, é especialista em público masculino. Ele sabe que, para não perder seus alunos, precisa se aproximar deles de uma forma diferente. Os exercícios devem focar mais os membros superiores e têm que desafiar a força e resistência muscular.

"O pilates pode até mesmo ajudar os caras grandes, porque mexe com músculos menores, que geralmente não são trabalhados durante a malhação", explica Fleisher.

Porém, é necessário sensibilidade para manter grandalhões no estúdio. Algumas palavras são proibidas, diz o o instrutor. "Assoalho pélvico", por exemplo, é termo tabu para eles. O exercício de flexão lateral de coluna chamado "sereia" ganha o nome de "escavadeira", na versão testosterona do pilates.



BARRIGA DE GESTANTE

"O pilates presta atenção a detalhes e evita 'abdômen de grávida'", alardeia Fleisher, referindo-se a homens que ficam com a barriga projetada por excesso de músculos.

Na prática, o foco principal são os músculos laterais do abdômen, responsáveis por garantir o tanquinho dos sonhos: seis "gomos" bem definidos e barriga chapada.

Aos poucos, os homens deixam o preconceito de lado e encaram aulas femininas.

Por exemplo o economista Mário Gardano, 55, que trocou musculação por ginástica localizada, e comemora os resultados, apesar das piadas de colegas. "A aula é muito mais dinâmica. Estou muito mais definido do que quando fazia musculação."

Já o caminho do funcionário público Rafael Cavalcante, 27, foi inverso. Da ginástica foi parar na musculação. Começou na academia há três anos com o foco em exercício aeróbico para emagrecer -perdeu 15 quilos.

Rafael pegou gosto e hoje faz, entre outras coisas, "jump", aula em que o praticante salta em cama elástica. "No início, era desengonçado. Agora, sigo a coreografia. Sou quase um expert."

Ele faz musculação, mas rechaça o visual marombeiro, mesmo malhando cinco vezes por semana. "Não quero andar de asa aberta, perder a elegância", diz, referindo-se aos musculosos que caminham de braços abertos por causa do tórax inchado. E segue a luta infinita pelo corpo da vez.

Folha de São Paulo - 07/12/2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por quê Pilates?

Vivemos no tempo da falta de tempo, nos perdemos em meio a compromissos, rotina, e tendemos a apertar o botão do piloto automático.
Buscamos facilidades, comodidade, praticidade, conforto, o mundo precisa se adaptar a nós.
O momento é de decisões rápidas, aqui e agora, nem dá pra pensar no depois e nas conseqüências, o fato é que vivemos apagando incêndios das decisões mal tomadas do dia ou da semana anterior, e é sempre: ”depois a gente vê”. A gente vai levando, sem refletir, sem voltar a trás, o que importa é o futuro e o que passou, passou.
Ultimamente a única coisa capaz de nos tirar deste ritmo acelerado é uma dor, mas não qualquer dor, porque dependendo a gente até se acostuma e vai convivendo com uma dorzinha aqui, outra ali. É preciso que a dor nos jogue numa cama para que percebamos o quanto nosso corpo sofre as conseqüências de se viver uma vida focada em resultados imediatos, desequilíbrio e desatenção.
Ás vezes é preciso parar, diminuir a marcha, mudar de direção, repensar certos conceitos e não somente “raciocinar” ou “calcular” ou “argumentar”, mas, sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece.
Na maioria das vezes essas reflexões nos levam ao desejo de mudança, e tendemos a buscar em primeiro lugar uma mudança externa, então corremos ao salão de beleza, lotamos as lojas de sapatos, as lojas de roupas e as academias, queremos resultados rápidos, queremos que uma vida inteira de descaso conosco se converta em apenas uma semana de abdominais ou 40 minutos na cadeira do cabeleireiro.
Porque querer investir tão pouco em algo tão fundamental como nossa alma, nosso corpo e nosso espírito?
Por que insistir em um ritmo acelerado se é justamente ele que vem nos fazendo perder coisas essenciais do dia a dia?
Por que ao invés de escolhermos justamente ir mais rápido na esteira, na bicicleta, na natação ou dança, não escolhemos algo que quebre este ritmo acelerado ao qual estamos inseridos diariamente, como que vitimas do próprio relógio, onde a quantidade é sempre privilegiada em detrimento da qualidade?
Ao tentar responder esta questão cheguei ao Pilates. Descobri algo relaxante, que me ensinou a respirar corretamente, além de me alongar, melhorar minha postura e definir meu corpo, trazendo à minha vida uma leveza que eu desconhecia.
Então o Pilates veio com uma proposta oposta à da academia, pois me ofereceu um ambiente calmo, silencioso com poucas pessoas e, o que na minha opinião é o mais importante, sem aquela competitividade de corpos esculturais e egos exacerbados.
Por uma hora eu consigo me concentrar na coisa mais importante, porém a mais esquecida em meio a esse turbilhão de atividades diárias, eu mesma.

sábado, 30 de outubro de 2010

Uma noiva linda

Gente,

Nossa querida professora "Paula", a "Super Paula" como nós chamamos, se casou e ela estava
lindissima.  Esplendorosa. Feliz. Seu casamento foi impecável. 
Á ela e ao sortudo Leandro, pelo escolha que fez, desejamos felicidades e que a vida sempre
lhes sorria.

Um grande beijo de toda equipe "Pilates Mania"