sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Aperfeiçoando as aulas de pilates



Como aperfeiçoar as aulas de Pilates?



Foto: EducacaoFisica.com.br
Por Aline Fraga
Jornalismo Portal EF

Especialista explica que aperfeiçoamento profissional, princípios básicos e sequência pedagógica são essenciais para uma aula de Pilates eficiente, segura e produtiva.

A maior concentração de profissionais que trabalham com Pilates ainda está em São Paulo. Isto porque a capital paulista oferece mais oportunidades, reconhecimento e retorno financeiro aos profissionais de Educação Física. Porém, antes do profissional de Educação Física pensar em aperfeiçoar suas aulas, primeiramente ele deve pensar na sua capacitação. A cada dia aparecem mais novidades no Pilates e o profissional deve ficar atento a estas mudanças. Se há alguns anos as aulas se resumiam em exercícios com bola, hoje há uma infinidade de novos acessórios e movimentos.




Benefícios do Pilates 

Pilates é capaz de diminuir dores e tensões, prevenir lesões, melhorar o equilíbrio e condicionamento físico. Porém, se não for bem aplicada, pode prejudicar o aluno. Os mesmos exercícios que ensinam, podem ser os mesmos que machucam. Se o professor não estiver qualificado para aplicar os movimentos, há grandes chances de lesões durante as aulas. Para isto não ocorrer, o profissional de Educação Física deve procurar as escolas qualificadas em wellness.




Capacitação em Pilates 

Profissionais de Educação Física, Dança e Fisioterapia trabalham com a modalidade. Porém, será que apenas a graduação é suficiente? Para a coordenadora técnica daPilates StudioFit, Rafaela Porto, o profissional de Educação Física deve se preocupar não apenas com a parte teórica, mas também focar nos objetivos e desejos dos alunos para realizarem uma aula satisfatória e eficiente. “Independente se as aulas são em grupo ou individual, o professor deve observar os objetivos e necessidades dos alunos para lidar com os desafios e limitações daqueles clientes”, afirma a coordenadora, lembrando que “é necessário entregar o objetivo do aluno, porém um bom profissional de Pilates se preocupa em promover outros benefícios além do que era almejado”.




Instruções e correções para garantir segurança e eficiência no Pilates 

Todo professor de Pilates, independente do local ou tempo em que atua na área, precisa se atentar aos princípios básicos da atividade. Muitas vezes, o profissional tenta inovar com novos movimentos e ferramentas, e coloca em risco a eficiência dos exercícios e segurança de seus alunos. Portanto, para a consciência de um bom alinhamento dentro dos princípios básicos, é necessário prestar atenção em alguns pontos:

• Cuidado com a respiração;
• Posicionamento da pelve;
• Posicionamento da caixa tórax;
• Movimentação e estabilização da cintura escapular;
• Posicionamento da coluna cervical e cabeça.

O método Pilates se baseia em fundamentos muito específicos, logo, é de total importância que o profissional se atente aos princípios básicos.




Sequências pedagógicas no Pilates 


As sequências pedagógicas no Pilates, assim como em outras modalidades, são conjuntos de atividades realizadas pelo professor para facilitar o entendimento dos alunos e organizar os objetivos em aula. Normalmente, são promovidas por etapas, assim é mais fácil a assimilação do aluno. No caso do Pilates, existem três formas para se aplicar a sequência pedagógica:

• Desmembrar o exercício - Quando se utiliza as fases dos exercícios até executar o movimento completo;
• Utilizar outros exercícios - Quando se utiliza os exercícios do repertório mais simples ao mais desafiador até atingir o movimento propriamente dito;
• Biomecânica do exercício - Quando se utiliza o movimento do exercício propriamente dito em outros planos de movimentos a fim de direcionar a execução correta do exercício.

A sequência pedagógica é capaz de trazer grandes benefícios para os alunos como a melhora da consciência corporal do praticante, fluência da execução dos exercícios durante as sessões, preparo do aluno a executar exercícios desafiadores e estimular e motivar os participantes. Além disso, o planejamento didático facilita a instrução do professor. Rafaela Porto afirma que durante suas aulas utiliza as 3 técnicas de ensino de aprendizagem: a verbal, visual e tátil. Cada aluno possui um perfil e uma maneira específica de aprendizado. Portanto, é imprescindível que o professor conheça o perfil de cada aluno e utilize todas as técnicas durante a aula. Além disso, existem 5 instruções fundamentais que devem ser aplicadas durante cada exercício de Pilates:

• Ajuste do equipamento ou cliente descrevendo a posição inicial;
• Descrição da respiração junto à coreografia do movimento do exercício;
• Dizer o objetivo do exercício para o cliente;
• Qual é a ação muscular durante a execução;
• Dizer por último o número de repetições.

Através de todas as técnicas é possível haver uma maior aproximação com o aluno. Com isso, o professor consegue fidelizar e satisfazer os clientes, promovendo resultados positivos e alcançando objetivos definidos. Portanto, os profissionais de Educação Física devem ter mais consciência da importância de se especializar e entender que é necessário se atualizar periodicamente sobre a área, que inova e evolui a cada dia mais.

Fonte: EducacaoFisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário