sábado, 21 de julho de 2012


Três jeitos de tratar a dor nas costas

Antes de pensar em cirurgia ou remédio, dê uma conferida nos tratamentos eficazes para este problema que a Bons Fluidos apurou

Por Luciana Fuoco


Pilates

Criado pelo alemão Joseph H. Pilates, em 1920, a técnica trabalha o corpo de forma total e tem como objetivo flexibilizar e fortalecer músculos e articulações. A técnica une movimentos no solo e em aparelhos específicos criados pelo próprio Joseph. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Fabiana Freitas, do Equilibrium Pilates, em São Paulo, quem sofre de dor nas costas deve procurar o Pilates para Reabilitação, que trata qualquer patologia que gera dor. "Estes exercícios tratam escoliose, lombalgia, hiperlordose, hérnia de disco e espondilolistese", afirma.


"O Pilates restaura o equilíbrio do corpo, promove organização, alinhamento e conseqüente melhora da postura. Tudo isso contribui para minimizar a dor. Promove interação entre os músculos e os tecidos despertando a musculatura profunda que nos faz sustentar melhor o corpo contra a gravidade e, com isso, diminuir a compressão na coluna", diz Alice Becker Denovaro, educadora da Physio Pilates-Polestar, em São Paulo.


Após anamnese, o paciente faz uma aula experimental básica em que o profissional irá mostrar o que ele necessita. Em seguida, são pedidos exames clínicos e de imagem, que determinaram os exercícios que serão feitos. "O método funciona porque trabalha com diversas técnicas e não automatiza os movimentos. Os exercícios são dinâmicos e próximos aos movimentos presentes em nossa rotina", avalia a instrutora. Na fase de dor, normalmente, são recomendadas aulas de 50 a 60 minutos, duas vezes por semana. Com a melhora, é possível passar para outros estágios do método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário