terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que comer antes de caminhar



comer-antes-caminhada-m


Alimente-se bem e potencialize os efeitos do exercício

Por Larissa Faria

Qualquer treino, quando aliado à alimentação, pode fazer milagres pelo seu corpo, pois certos nutrientes possuem a função de potencializar o exercício e deixar seu corpo pré-disposto a aproveitar ao máximo a atividade física. A primeira regra é: jamais faça algum exercício em jejum, mesmo que seja só uma caminhada.
necessário consumir algo antes do exercício para evitar uma hipoglicemia (tontura, dor de cabeça e mal-estar). Recomendo comer algo leve, que não atrapalhe o exercício, como uma fruta com um iogurte desnatado ou um pão integral sem glúten com queijo cottage e blanquet de peru", afirma Andreia Gonzalez, nutricionista funcional do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas. Veja outras dicas da especialista para escolher o lanchinho pré-caminhada:
Alimentos que fornecem energia e derretem calorias
Independente do horário que escolher para a caminhada, é importante consumir alimentos de fácil digestão. Incluir no lanchinho algum nutriente que emagrece, quando é o caso, também influencia em melhores resultados.
"Frutas podem ser combinadas com alimentos que auxiliam na perda de peso. Por exemplo: banana com canela, abacaxi com hortelã, iogurtes desnatados, leite de soja, torrada sem glúten com geleia sem açúcar e queijo minas", lista Andreia.
Além de ajudar na queima de calorias, alguns alimentos termogênicos podem dar mais energia para a sua caminhada. São eles:
Pimenta vermelha: é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Pode ser adicionada, como tempero, em saladas e pratos quentes.
Chá verde (Camellia sinensis): assim como a pimenta, ele favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia, pois atua estimulando o metabolismo. Consuma o chá verde de duas a três vezes no dia. Evite as opções industrializadas.
Canela: além de aumentar o metabolismo basal, possui alto teor de cálcio, substância importante para o emagrecimento.
Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. A quantidade indicada é de duas fatias pequenas em sucos, chás, sopas e outros pratos quentes.
"Esses alimentos não possuem efeitos milagrosos, então devem ser incluídos no dia a dia, aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos regulares", salienta a nutricionista.
Depois da caminhada, evite assaltar a geladeira
Se o objetivo é perder peso, "não se deve realizar nenhuma refeição após a caminhada, para não interromper a queima de gordura (lipólise)", acrescenta Andreia. De acordo com a nutricionista, o ideal é esperar 30 minutos para comer e é fundamental equilibrar carboidratos, proteínas e gorduras na refeição.
O contrário só deve ser feito se a intenção é aumentar a massa magra (músculo). Neste caso, logo após o treino, consuma algum alimento que combine carboidratos e proteínas. Como fonte de carboidrato, prepare uma banana com aveia em flocos. Já para consumir proteínas, são ótimas fontes: ovo mexido, iogurte ou leite desnatado, queijo ricota ou cottage.
Lanchinho saudável antes da caminhada
A nutricionista Andreia indica duas receitas de lanche para fazer antes da caminhada. Nas duas opções você pode acrescentar 1 xícara de chá verde, sem adoçar. Procure evitar os alimentos industrializadas.
Opção 1
Banana ou maçã fatiada com canela e um fio de mel orgânico.Iogurte desnatado ou leite de soja.
Opção 2
Suco de abacaxi com hortelã e gengibre (sem coar e sem adoçar).Torrada sem glúten com geleia sem açúcar e queijo minas frescal ou ricota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário