quarta-feira, 26 de setembro de 2012



Para uma verdadeira aula de pilates, respire fundo!



Um dos princípios do método do Pilates que tem a maior importância para a execução dos exercícios é a respiração.
Joseph Pilates ao criar seu método resgatou este princípio vital como fundamental para a execução correta dos exercícios. Na inspiração e expiração completa há oxigenação da corrente sanguínea, o ar viciado é expelido dando lugar ao ar fresco que purifica a corrente sanguínea e vitaliza o corpo.
No método pilates a respiração não é abdominal ou totalmente diafragmática, ela é a chamada respiração tridimensional, onde a caixa toráxica é empurrada para o lado e para trás, com a ação do diafragma e dos músculos intercostais, enquanto os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos.
A inspiração é feita pelo nariz, já a expiração é feita pela boca, ela tem o intuito de expelir a maior quantidade de ar possível acionando ao mesmo tempo a musculatura do abdômen. É importante controlar o tempo de expulsão do ar junto ao movimento, o ideal é que a inspiração seja feita em 4 tempos e a expiração em 6 tempos. A respiração como um todo deve acompanhar o movimento, determinando a duração de cada exercício.
Uma respiração bem feita é capaz de melhorar a qualidade de vida.  A integração de corpo e mente só é possível com a respiração que relaxa as tensões e aumenta a capacidade de controlar o corpo. Respire fundo e pratique pilates, seu bom-humor, disposição, saúde e qualidade de vida agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário