quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por Cintia Ferreira da Costa
Foto: Alan Marsh/First Light/Corbis
Um dos benefícios alcançados pela prática do Pilates, é a melhora da conciência corporal. Na prática como isto funciona?
O nosso corpo é muito inteligente e sempre irá buscar o que causa um maior benefício para ele. Geralmente quando uma pessoa inicia o Pilates, ela chega com muitos vícios de postura, que na maioria dos casos geram quadro de dor e tensão. Contudo, através de estímulos positivos para o cérebro, que são alcançados com muitas repetições, de ummovimento executado dentro de um bom alinhamento corporal, o indivíduo começa a mudar o seu esquema corporal. Onde o gasto energético para desenvolver uma atividade no dia a dia é menor.
No início, a pessoa pensa muito para manter o alinhamento corporal durante o treino de Pilates e na execução da atividades da vida diária. Manter o ombros relaxado e distante da orelha por exemplo, durante um exercício para membros superiores. É muito difícil e desafiante para ela, uma vez que  passa muitas horas do dia jogando tensão para esta região. Com isso, pela movimentação ineficaz,  não desenvolve todo o seu potencial de movimento e se cansa com muito facilidade.  Quando o indivíduo começa de uma movimentação ineficaz, a percepção do movimento e a correção de forma automática  de uma má postura para uma boa postura. Consideramos que teve um aprendizado motor satisfatório, que irá gerar maior qualidade de vida.
O Pilates trabalha com o recrutamento da musculatura profunda, que são músculos pequenos e primários do movimento, responsáveis pelo controle postural. Quando somos capazes de acionar esta musculatura corretamente, desenvolvemos uma boa consciência corporal. Estes músculos refinam o movimento, obtendo uma movimentação mais fluida e com menor gasto energético. Como se funcionassem como o maestro de uma orquestra, formada pelos músculos grandes, como o bíceps ou quadríceps por exemplo.
Porém, criar um esquema corporal novo não é fácil. Requer dedicação e disciplina. Porque o cérebro precisa de muitos estímulos positivos. Quanto mais repetição de um movimento, dentro de um alinhamento, mais rápido o cérebro grava esta informação. Uma vez gravada, o corpo não esquece. Daí a importância do aluno mater uma boa regularidade nas aulas de Pilates. Para se movimentar de forma inteligente e com disposição sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário