Pilates e Sobrepeso
O sobrepeso caracteriza-se como o excesso de peso corporal, baseado na altura e estrutura física de uma pessoa, sendo este, um dos maiores problemas de saúde pública. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, constatou-se que metade dos adultos brasileiros apresenta excesso de peso corporal e que 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres já entraram em um quadro de obesidade. Fato preocupante!
O excesso de peso não é apenas uma questão estética, mas sim uma preocupação em relação à saúde, bem-estar e autoestima, que reflete diretamente no desempenho físico do indivíduo.Este aumento de gordura corporal mantém um elevado nível de gordura e açúcar no sangue, predispondo ao excesso de colesterol, diabetes, hipertensão e consequentemente outras doenças cardiovasculares graves.
Estas doenças podem acarretar um déficit do suprimento sanguíneo para os tecidos orgânicos, podendo implicar num infarto agudo do miorcádio (por obstrução dos ramos descendentes de artérias coronárias), bem como manifestações variadas de prejuízos motor e/ou cognitivo (casos de AVC). Sem falar também em problemas respiratórios e alterações ortopédicas, como alterações posturais, que sobrecarregam articulações predispondo a dores, acometendo principalmente coluna e MMII(joelhos e pés). Estas alterações podem provocar dores nas costas, hérnias de disco, artrose, comprometimento da mobilidade e processos inflamatórios.
A prática de Pilates não é problema para quem está acima do peso, ao contrário, os exercícios ajudam a evitar problemas relacionados, como por exemplo, o desgaste nos joelhos e as dores nas costas, melhorando desta forma a qualidade de vida.
O método exige muita concentração, que através das respirações melhora a capacidade pulmonar, e através dos movimentos estimula o sistema circulatório. Os exercícios são realizados de forma que não sobrecarreguem as articulações, evitando possíveis desconfortos.
Durante as aulas de Pilates é realizado um trabalho de consciência corporal, auxiliando na correção da postura, juntamente com a ativação do CORE (power house) que promove a resistência, estabilização e sustentação da coluna vertebral, absorvendo melhor o impacto, evitando/reduzindo as dores.
Dentre tantos benefícios que o método oferece, há a melhora da auto-estima que serve como motivação para a prática regular de atividade física.
Fernanda Cavalheiro
Fisoterapeuta
Fisoterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário