quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Combinação de sucesso

Drenagem linfática antes do pilates ajuda a combater a celulite. Saiba mais!

Por Andrea Giusti

Você sabia que a combinação de drenagem linfática e pilates pode trazer ótimos benefefícios contra a celulite? Ambas as práticas colaboram contra aquela aparência de casca de laranja, porém o resultado é mais intenso quando se trabalha primeiro com a circulação. “Os gânglios linfáticos - que funcionam como comportas para passagem da linfa – se abrem para a eliminação das toxinas. Após a massagem, a contração muscular proporcionada pelo pilates ativa a circulação sanguínea e potencializa a eliminação dos líquidos pela urina”, explica a fisioterapeuta Vera Fernandes, do Centro de Bem Estar Khora.

Os furinhos são sinais de aderências causadas pela má circulação e aparecem principalmente nos quadris e coxas. Isso porque nestas regiões existem cinco vezes mais células de gordura, e de maior tamanho, do que em outras áreas. O ideal é que a prática seja feita três vezes por semana nos dois primeiros meses, acompanhada de uma dieta saudável.

Alguns cuidados caseiros também podem ajudar: ao tomar banho, faça uma leve esfoliação com bucha vegetal nas regiões mais afetadas; use cremes específicos para o tratamento da celulite (consulte seu dermatologista).

Dicas para prevenir a celulite:

* Tomar água é a melhor medida anti-celulite. Tome no mínimo 2 litros por dia.
* Cuide da sua alimentação, escolhendo sempre comer pouquíssima gordura (frituras, alimentos preparados com óleo, carnes gordas, etc)
* Evite também excesso de açúcares (refrigerantes, chocolates) e carboidratos (macarrão, pão branco, bolachas). Prefira sempre os integrais.
* Controle com um ginecologista suas taxas hormonais (menstruação com problemas, disfunções hormonais, uso de pílulas anticoncepcionais podem ser causas da celulite).
* Mantenha uma rotina constante de exercícios físicos. A caminhada é uma ótima aliada.
* Após o banho, passe diariamente hidratantes em todo o corpo para manter a boa textura e aparência da pele.
* Evite o consumo de sal em excesso, pois ele causa a retenção de líquidos.
* Controle a ingestão de alimentos com alta taxa de sódio, como salgadinhos (chips), alimentos em conserva, embutidos e enlatados, que causam a retenção de líquidos.
* Evite o uso de calças e roupas apertadas, pois elas diminuem a circulação.
* Faça drenagem linfática, pelo menos duas vezes por semana para controlar a retenção de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário