sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como manter a Saúde num mundo Poluído




Como Manter a Saúde num Mundo Poluído?




Mundo Poluído
Stock Xchng
Não é mesmo fácil conseguir driblar os desafios do dia-a-dia nas grandes cidades e desfrutar, com saúde, da chamada vida moderna.

É curioso e paradoxal pensar que trabalhamos tanto para chegar ao século XXI, rodeados de prazeres e confortos oferecidos pela vida moderna, e de repente descobrir que estes mesmos bens e confortos ameaçam a saúde mundial.

 
Complicado de entender? Nem tanto, eu explico: quem já não curtiu fazer aquela paradinha básica num café, a caminho do serviço, e sair saboreando um delicioso cappuccino servido em copo descartável? Ou então, sem tempo de sair na hora do almoço, quem já não pediu ao colega de trabalho para trazer uma comida quentinha e recebeu o alimento acondicionado numa embalagem de isopor, plástica ou de papelão? Fácil de acontecer, não é mesmo?

Agora imagine o prazer de, no final do dia, você entrar no seu carro, talvez ainda cheirando a plástico, e parar na lavanderia para pegar aquele traje especial, lavado a seco, para a comemoração de hoje à noite. Visualizou? 

Ótimo! Estes são apenas alguns exemplos da quantidade de produtos químicos e contaminantes que entramos em contato diariamente e não nos damos conta. Pior ainda, não temos a menor ideia de que estes produtos plásticos e químicos podem estar causando um número infinito de problemas: desde obesidade às doenças autoimunes. 

Como? É sabido que a dioxina e outros pesticidas, inseticidas e plastificantes como o BPA -bifenol - amplamente utilizados em embalagem de milhões de produtos alimentares, incluindo copos para bebidas quentes, interferem na função hormonal. No entanto, muito embora seja do conhecimento das ciências e pesquisadores, nós não temos a compreensão de que o contato diário com pequeninas doses destes produtos químicos pode, de maneira traiçoeira, afetar o sistema imunológico e a resistência do corpo a muitas doenças. 

Mas os problemas não param aí! Pois há grandes chances de que o seu traje especial, lavado a seco, tenha sido tratado com percloroetileno. Outro conhecido produto químico banido do mercado por ser carcinogênico e interferir no sistema nervoso e imunológico. E os resíduos do produto não somente permaneceram na sua roupa após a lavagem, como se acumularão cada vez que a roupa voltar à lavanderia e for tratada com o mesmo produto. Este, facilmente detectável no solo, água e ar, é cumulativo e hoje é encontrado em níveis altíssimos no nosso corpo.

Mas o que fazer para tentar fugir da exposição maciça de contaminantes do solo, água e ar? Adote um senso crítico e investigador. Por exemplo, fique de olho nos alimentos: dê preferência aos naturais. Quanto mais processado e embalado para durar nas prateleiras dos mercados, maior o risco. 

Escolha os produtos orgânicos: frutas, verduras, carnes e frangos tratados sem o uso de pesticidas ou antibióticos. Embora mais caros, poderão não somente evitar as despesas médicas futuras, como também ter que lidar com as consequências de uma doença ligada ao sistema imunológico ou nervoso. 

Caso você já tenha sido diagnosticado com alguma doença autoimune é importante não se desesperar. Saiba que, assim como você, milhões de pessoas também estão recebendo o mesmo diagnóstico de doença incurável. No entanto, há muito que pode ser feito e muitos estão encontrando o bem-estar e a recuperação da saúde usando, tão somente, uma dieta balanceada, natural e equilibrada.

Não "compre" a falsa ideia de doença hereditária. Para ser hereditária a doença começou em algum momento. O que proporcionou a expressão de um determinado gene é assunto da epigenética, e hoje sabemos muito bem que é preciso a combinação de vários fatores, incluindo os externos, para resultar na doença. Portanto, procure ajuda e ouça diversos especialistas antes de optar por um tratamento que poderá trazer sérios efeitos colaterais. 

 
Boa saúde!

Declaração: Fora estudos práticos, as informações desse artigo foram baseadas em pesquisas conduzidas pelo autor e estas não devem substituir o seu relacionamento com médicos qualificados e não devem ser entendidas como um conselho médico. A intenção é partilhar conhecimento e informação vindos a partir de pesquisas e experiências do autor. A autora encoraja a todos que façam suas próprias decisões médicas levando em conta suas próprias pesquisas auxiliadas por profissional médico qualificado.
 
Fonte: Rosanne Martins: Autora do livro Por que Sonhar Se Não Para Realizar?”, Bióloga, certificada em Winnipeg em Grupos de Sucesso da autora Barbara Sher, graduada no programa de Coaching, Success Principal, de Jack Canfield e em curso avançado de Psych-K, técnica desenvolvida com o objetivo de mudar crenças na mente subconsciente. Recentemente certificou-se pela Escola de Self-Healing (Auto-Cura) em São Francisco, Califórnia e atua como Terapeuta e Palestrante Motivacional. Site: www.rosannemartins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário