sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESCALDE OS PÉS - Receitinha da vovó





Essas receitinhas da época do vovó são úteis. Muitas vezes deixamos de seguir esses rituais e trocamos por outros mais modernos que nem sempre resolvem nossos problemas.

A experiência dos antigos muitas vezes é dada como ultrapassada em sem fundamentos, mas, se repararmos bem, são eles que muitas vezes são mais saudáveis do que os mais jovens.
A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.
Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de  bem- estar e benefícios para todo o organismo.
Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.
Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.
Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.
O escalda-pés é uma alternativa muito utilizada pelos mais velhos para combater a gripe, mas não é só o benefício da cura que ela traz.
Mergulhar os pés em uma tina com água quente e com sais aromáticos além de muito relaxante, também ajuda no tratamento contra a depressão e problemas relacionados a circulação, restabelece o equilíbrio físico e emocional, relaxa, alivia a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o stress do dia-a-dia.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano.
A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético de todo o corpo.
Na MTC, um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua.
Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!

Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação.
Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais.
Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço.

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 min; e se quiser acrescente na água:


Escolha:
Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.
Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.
Óleo essencial - Pingue algumas gotas ( 15 em média para 2 litros de água) na água da bacia.
Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;
Arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço;
lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.


Contra indicações; Pessoas com diabetes ( por falta de sensibilidade tátil, podem se queimar e não perceberem) arteriosclerose ou doneça de Buerger (afeta os vasos sanguíneos, provocando inchaço)
Fonte:
Dr. Selma Hohne

Nenhum comentário:

Postar um comentário