sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pilates para a terceira idade




Pilates para terceira idade é a arte do envelhecer com saúde

O envelhecimento é definido como “o prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações físicas, fisiológicas (modificações internas do organismo) e psicológicas ininterruptas as ações do tempo sobre as pessoas”, sendo assim saúde significa estar em bom estado físico, mental e social e não consistindo apenas a ausência de doença, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Envelhecer é um processo lento e progressivo. Ninguém envelhece da noite para o dia. Estas mudanças acontecem de forma contínua, é preciso adaptar-se a elas durante toda a vida.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou que no princípio do século passado, a expectativa de vida da população era de 35 anos. Atualmente, calcula-se que, nos países desenvolvidos, seja de 74 anos para homens e 82 para mulheres. No Brasil, segundo a mesma pesquisa feita em 2000, a expectativa de vida é de 64 anos para homens e 72 para mulheres.
A porcentagem elevada de pessoas idosas em uma sociedade constitui um índice de progresso e desenvolvimento. Ver cada vez mais idosos nas ruas é motivo de satisfação: isso representa uma vitória em relação ao tempo. Contudo, a preocupação não deve ser quantos anos a pessoa irá viver, mas, sim, de que forma esses anos serão vividos e em que estado de saúde e de espírito.
São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. Tudo em benefício dos mais idosos ou de quem tem algum problema de saúde que causa limitações físicas.
Fazer Pilates não é mérito só de pessoas mais jovens. O Pilates oferece um atendimento personalizado para idosos, realizando um trabalho corporal direcionado às pessoas com limitações físicas de acordo com a idade.
O método vem sofrendo aperfeiçoamentos no mundo, mas envolvendo sempre os princípios de controle, precisão, concentração e respiração. Para Pilates, o método permitiria a autonomia dos movimentos corporais, correção da postura e o revigorar da mente.
O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores.
O maior equilíbrio muscular possibilita realizar com mais conforto as tarefas do dia-a-dia, dá mais energia.
O respeito aos limites do corpo evita lesões e desgaste físico; a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação;
As aulas podem ser: individuais ou em grupos de até três pessoas. Isso acontece para que as séries possam ser adaptadas às necessidades de cada praticante e também para que o instrutor possa dedicar atenção à qualidade dos movimentos de cada aluno. Este diferencial privilegia o idoso, já que ele pode se concentrar mais e fazer as sessões com privacidade.
O método utiliza ainda imagens visuais estimuladas pela voz do professor, despertando atitudes corporais durante a aula. Como exemplos de metáforas visuais, o professor diz ao aluno para “arredondar os braços como se estivesse abraçando uma bola” ou “ficar com a coluna ereta como se encostasse a cabeça no teto”. Os alunos colocam os músculos em ação, dirigindo a atenção para a prática correta do movimento.
Contato: Vanessa Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário