10 DICAS PARA SE TORNAR UMA PESSOA OTIMISTA
Já reparou que algumas pessoas sempre enxergam o lado bom das situações enquanto outras reclamam de tudo, remoem o rancor e imaginam que o mal sempre está para acontecer? As primeiras seguem aquele ditado: “Se você tem um limão, faça uma limonada!”. O resultado desses dois comportamentos se reflete no dia a dia: o otimista sempre tem motivo para ser feliz, enquanto o pessimista vive no maior baixo-astral.
Quer aprender a ser positivo e encarar a vida numa boa? Confira as dicas do psicólogo Ildo Rosa da Fonseca:

2 – Seja menos autocrítico, aceite as derrotas e lembre-se de que ninguém é perfeito. Aprenda a admirar seus pontos fortes e a relevar seus defeitos. Invista na sua autoestima!
3 – Dê um tempo para você. Reserve um momento longe de compromissos, horários ou obrigações e faça algo prazeroso. Aproveite essa liberdade curtindo exclusivamente o que gosta, pois isso é essencial para renovar as energias e enfrentar os desafios com positividade.
4 – Quando possível, encontre seus amigos, saia para bater papo, dar risadas, trocar ideias. “Fortalecer os laços interpessoais ajuda a encarar os desafios de forma mais leve e otimista”, explica Ildo. Além disso, amigos previnem doenças! Não acredita? Então, veja em: “Amigos fazem bem à saúde”.
5 – Cuide-se mais. Quando estamos felizes com a nossa aparência, enxergamos as situações da vida de uma outra perspectiva e ficamos mais receptivos e abertos ao mundo. Para isso, vale mudar o penteado, colocar uma roupa nova, experimentar um perfume diferente...
6 – Evite os pensamentos pessimistas. Deixe de lado o costume de encarar as situações com frases como: "eu não consigo", "isso é difícil demais" ou "nunca vai dar certo comigo”. Esse tipo de raciocínio programa a sua mente para expectativas e resultados negativos. Por isso, procure tornar-se mais seguro, investindo na sua autoconfiança. Para ajudar você, separamos o texto “Autoconfiança: o segredo das pessoas realizadas”.

8 – Procure conhecer a verdadeira dimensão dos problemas. Na maioria das vezes, tendemos a potencializar as situações, estressando-nos de maneira exagerada.
9 – Pratique esportes. Exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar. Quem movimenta o corpo tem mais saúde e enfrenta os obstáculos com energia.
10 – Desenvolva a capacidade de rir de si próprio. Levar-se menos a sério é uma ótima saída para viver de maneira mais descontraída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário