quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Dicas para comer no trabalho de forma simples e saudável

Ideias práticas para seguir uma dieta equilibrada no trabalho, sem bebidas açucaradas, biscoitos ou doces.
Publicado em 09/11/2012
 

Quando pensamos em uma alimentação saudável e que irá ajudar no emagrecimento a primeira frase que vem na cabeça é comer de 3 em 3 horas. 

 É importante entender que para que o emagrecimento aconteça fracionar nossa alimentação é fundamental. Isso porque ao nos alimentarmos com frequência, nosso organismo não tem a necessidade de guardar reservas de energia na forma de gordura corporal. 

Quando passamos muito tempo sem nos alimentar, nosso corpo entende que há uma ameaça de privação alimentar e, por isso, parte do que foi consumido deve ser "guardado" por precaução. É nessa hora que começamos a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia. 

 O ideal é fazer pelo menos cinco refeições diárias equilibradas e balanceadas, sendo elas as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e os lanches intermediários (lanche da manhã e lanche da tarde). 

No entanto, nem sempre é fácil seguir essa recomendação quando se passa várias horas no local de trabalho. Muitos são os obstáculos que nos deparamos, não é mesmo? 

O local de trabalho nem sempre possibilita condições de higiene ou disponibilidade de utensílios necessários para o momento do lanche. Em paralelo, o curto espaço de tempo destinado aos lanches, torna mais difícil seguir uma dieta equilibrada. Por isso, na ausência de ideias ou recursos, muitas vezes nos deparamos consumindo, biscoitos, salgadinhos e até mesmo bebidas industrializadas e açucaradas. 

A primeira ideia para as pausas no trabalho é o sanduíche. Mas, devemos tomar cuidado com essa escolha para que ela não ameace o emagrecimento. 

Abaixo, veja algumas dicas de como montar um sanduíche saudável para os seus lanches: 

Para o pão, opte pelos com linhaça, cevada, grãos variados, aveia, cenoura e também o preto e o integral são ótimas opções, pois são mais saudáveis e ainda proporcionarão maior saciedade. Tente sempre evitar o pão branco, além de ser mais calórico, proporciona menor saciedade para a refeição. 


Acima de tudo, o recheio é o principal item para o sanduíche realmente ser uma escolha saudável, por isso, aqui estão algumas ideias para o recheio: 

A proteína deve ser sempre magra, por isso, é importante dar preferência para um filé de frango grelhado ou até mesmo frango desfiado. Outra opção pode ser o atum, mas lembre-se a melhor opção é o atum enlatado em água. Opções não tão saudáveis e que devem ser evitadas são os embutidos como o salame e presunto com capa de gordura. 

Já para os queijos, as melhores escolhas são os queijos brancos como a ricota e o cottage. Queijos amarelos como muçarela, parmesão e o cheddar possuem maior quantidade de gordura e não devem fazer parte do nosso lanche saudável. 

Vale lembrar, que as saladinhas também devem estar inclusas em seu sanduíche! Não esqueça do alface, agrião, rúcula, tomate, entre outros. 

Para quem não tem muito tempo para montar seu sanduíche, outra opção prática são as oleaginosas como nozes, avelãs, amêndoas, pinhões, etc. Mas não vale exageros devido ao alto valor calórico. O consumo pode acontecer de forma regular, uma vez que as oleaginosas fazem parte de uma dieta saudável, e proporcionam múltiplos benefícios para a saúde.

Outra opção bastante conhecida são as frutas. Seu teor de fibras, vitaminas e minerais tornam as frutas essenciais para uma alimentação saudável. Opte pelas versões clássicas como maçã, pera ou banana, e até mesmo frutas diferentes ou que você ainda não tenha consumido.

Além das frutas in natura, outra alternativa são as frutas desidratadas (uvas passas, damascos, ameixas, abacaxi etc.) ou liofilizadas (maça, banana, abacaxi etc.).

Já para as bebidas, em qualquer situação, a melhor opção é sempre água. Mas, outras escolhas também podem se encaixar para os lanchinhos no horário de trabalho como o chá quente ou gelado, iogurte desnatado, sucos naturais ou até mesmo sucos a base de soja.

Com pequenos truques e dicas conseguimos montar um lanche saudável tanto para os intervalos no trabalho como para outros momentos. 



Bruna Pinheiro 
Nutricionista Dieta e Saúde 
CRN3: 35001/P


Nenhum comentário:

Postar um comentário